Juliana Drago
Cores e tendências para 2011.
“Sai o minimalismo e entram as cores”
As cores estão voltando com força total. Principalmente nos revestimentos de paredes, sofás e nas cortinas. Com as principais Tendências luxuosas e extravagantes comum a todas as feiras que Juliana visitou, além do estilo clássico revisitado. Entre as cores, além de cinza e bege, Juliana aponta o preto total alternado pela cor chumbo e o marrom café.
As tendências de decoração para este ano são misturas de padrões, que oferecem um cocktail visual fascinante. A mistura de padrões faz a decoração de interiores ser mais fácil do que se imagina. Já não vivemos com regras rígidas sobre o padrão e, portanto, a nossa visão do que é moda certamente tem sido ampliada.
Laranja, dourado, caramelo e prata é a escolha de alguns designers. O laranja misturado com ouro deixa o preto deslumbrante. Assim, uma sala de jantar de laranja, misturado com impressão em preto nas cadeiras, cria um visual pop, como um contraste. Preto e branco, amarelo limão, cinza e magenta são as novidades mais frescas das tendências de decoração 2011.
A decoração com estas cores, instantaneamente cria um interior sofisticado. Salas em preto e branco com amarelo, misturando padrões, criam um estilo de hoje para o futuro.
Outra tendência é o dourado que aparece em revestimentos de parede, objetos e móveis, garantindo sofisticação a todos os ambientes da casa. Outro elemento que ganhou novo uso foi o couro. Para dar um clima de rusticidade e aridez é ótimo. Outras tendências muito utilizadas são as linhas arredondadas e as transparências. O uso de vidro e acrílico misturados a elementos naturais como madeira e metal nunca esteve tão em alta.
A arquiteta destaca os mobiliários com aparência artesanal. “O patchwork está de volta, na mistura de vários tecidos com diferentes texturas e cores. Pátinas sofisticadas, levemente esbranquiçadas, cobrem os móveis de inspiração clássica”. Enquanto isso avalia Juliana, os contemporâneos ganham revestimento de laca e lâminas de madeiras nobres. Para preencher os tetos de diversos ambientes, os grandes lustres marcam presença.
REVESTIMENTOS DE PAREDES
Os revestimentos de parede têm ganhado muito espaço nos últimos anos e estão cada vez mais presentes nos projetos. A sua durabilidade, variedade de modelos e facilidade de aplicação são fatores que certamente fazem parte dos motivos levados em conta no momento desta escolha.
Com técnicas ultramodernas, os papéis ganham desenho que misturam diferentes texturas e brincam com a ilusão de ótica, fazendo com que as imagens pareçam ter 3 dimensões.
Estampas grandes, design barroco, flores maravilhosas e listras estilosas criam uma coleção única.
Pode colocar cores na mistura: verde, rosa, vermelho, além de nuaces preto e cinza e, claro, sutis composições de tons pastel.
O que certamente é determinante para este crescimento é o fato de que o “bom gosto” não é mais sinônimo de um único estilo. Tornou-se um conceito mais amplo, mais aberto a novidades, releituras e à diversidade.
A regra parece ser bem clara: Há mais de uma maneira de ser chique.
TECIDOS
Os tecidos, particularmente, tendem para a ousadia. “O momento é do linho e o veludo, este último nas cores fúcsia, laranja, amarelo e vermelho, bem ao estilo Bollywood indiano”. São lindos e multicoloridos. Padronagens que servem para forrar sofás, almofadas, travesseiros, camas... Enfim, toda a casa. A mistura do branco, muito branco, mas sempre acompanhado de outros tons, como laranja, amarelo, dourado, caramelo, pratas etc. Uma paleta infinita de cores: “A cor esquenta a casa”, diz Juliana. Tudo a ver com o friozinho do inverno que se aproxima.
Elegância e originalidade também estão presentes na essência das coleções que não podem faltar em qualquer projeto de decoração, seja ele clássico, moderno, contemporâneo. ”É o luxo com toque natural”.
0 comentários:
Postar um comentário