Tratamento das Doenças do Joelho

Dr. Honório Neves Ramalho

O QUE HÁ DE NOVO NO TRATAMENTO DAS DOENÇAS DO JOELHO?

“As cirurgias feitas com o auxílio de micro câmeras introduzidas no joelho dos pacientes talvez seja a maior evolução tecnológica da cirurgia do joelho de todos os tempos”. 

A medicina, nos últimos 30 anos, teve uma evolução tecnológica impressionante e sem precedentes. Na área da ortopedia não foi diferente. As doenças do joelho são muito comuns e representam uma das áreas mais importantes e estudadas da ortopedia atual.
O avanço no tratamento das doenças do joelho tem ocorrido tanto com a descoberta de novos medicamentos, como também no tratamento cirúrgico.
Os medicamentos analgésicos e anti-inflamatórios mais novos tem se mostrado mais potentes e eficazes com menos efeitos colaterais, que são muito incômodos para os pacientes, como por exemplo: gastrites, úlceras, edemas, aumento da pressão arterial, problemas renais e hepáticos, etc.
Em doenças como a artrose (doença crônica e degenerativa onde ocorre a destruição progressiva da cartilagem articular), principalmente para a artrose nos joelhos, tem surgido medicamentos promissores que além de melhorar a dor articular retardam a progressão da doença, são os chamados medicamentos condroprotetores (“ protetores da cartilagem”). Em um futuro próximo, com certeza virão ainda grandes novidades nesta área, com os estudos com as células troncos e cultura de células da cartilagem (condrócitos).
Houve também grande evolução no tratamento fisioterápico e de reabilitação para as doenças do joelho, com técnicas e métodos inovadores que vem surgindo a partir do maior conhecimento e entendimento das patologias do joelho.
Os educadores físicos (professores de educação física) e fisioterapeutas, hoje têm papel fundamental no tratamento de diversas doenças do joelho como, por exemplo: dor patelofemoral, artrose, reabilitação de cirurgias ligamentares, meniscais, osteotomias e próteses.
As cirurgias feitas com o auxílio de micro câmeras introduzidas no joelho dos pacientes (artroscopias ou cirurgias vídeoartroscópicas) talvez seja a maior evolução tecnológica da cirurgia do joelho de todos os tempos. Essas cirurgias permitiram o acesso e a visualização de estruturas dentro da articulação que não eram conhecidas ou bem definidas anteriormente. Permitiu também maior agilidade e precisão nas técnicas cirúrgicas, com cirurgias mais rápidas, com incisões menores e mais estéticas, cirurgias menos invasivas com menos sangramento e menos dor pós operatória.
Além das modernas cirurgias por vídeoartroscopia, novos implantes, orteses e próteses têm surgido com a descoberta de novos materiais de melhor qualidade e maior resistência, métodos de fixação mais modernos e implantes (placas, próteses e parafusos) com maior eficiência e estabilidade biomecânica.
Enfim, é evidente que o profissional ortopedista que se especializa em cirurgia do joelho, necessita estar constantemente se atualizando através de revistas especializadas, cursos, congressos, pois as mudanças ocorrem rapidamente visando sempre o melhor para o paciente. 

Deep Pub

Deep Pub



Pub, ambiente informal, descontraído e aconchegante, para quem prefere se diverti com os amigos, degustando uma variedade de rótulos de cerveja nacionais e importadas, seja no balcão do bar, jogando bilhar, ouvindo uma boa musica, acompanhado de petisco e porções para todos os gostos.
 Na charmosa Rua da Conceição.

Implantes Dentários

IMPLANTES DENTÁRIOS SEM CORTES NA GENGIVA
Dr. Leandro P. Sales

Cirurgia Guiada


Uma Nova técnica na colocação de implantes de uma forma menos traumática e com menos risco para o paciente. A cirurgia guiada é realizada primeiro no computador a partir de uma tomografia computadorizada da arcada do paciente onde o cirurgião escolhe de uma maneira virtual, tamanho, posicionamento e inclinação dos implantes, levando em consideração a estrutura óssea do paciente e preservando áreas que não devem ser atingidas.
Após esse planejamento detalhado, faz-se a cirurgia no paciente sem a necessidade de cortes, através de um guia cirúrgico (cópia em escala real da região a ser operada). Em alguns casos a instalação da prótese pode ser imediata.
É importante lembrar que nem todos os pacientes podem se beneficiar desta técnica, somente aqueles que apresentam condições ósseas satisfatória. Aqueles que possuem pouca estrutura óssea precisam realizar procedimento de enxerto ósseo previamente. 

Abdomem

Jani Rufino - personal trainers
Para você que gosta de malhar, manter o corpo em boa forma e buscar melhor condicionamento físico, preparamos algumas dicas para seu abdome.


·         Realizar somente exercícios abdominais emagrece?
Quando trabalhado isoladamente não, a demanda energética desta musculatura é de baixo consumo calórico, e depender desta para a perda de peso pode não trazer o resultado esperado. Associe os exercícios abdominais à programas de emagrecimento que requerem atividades de maior demanda energética para estimular o metabolismo aeróbico como: circuitos fechados ou abertos, treino intervalado, esteira, bike, ginástica e outros. Assim, você poderá atingir o seu peso ideal e ter um abdomem definido.

·         Quanto mais repetições melhor?
Depende. Se você consegue realizar inúmeras vezes, parabéns, isto quer dizer que está com o abdômen bem forte e resistente, mas, se precisarem fazer muitas repetições para sentir aquela dorsinha chamada de ‘fadiga’ é porque o estímulo do recrutamento das fibras está muito baixo. Então passe a utilizar cargas para intensificar a musculatura abdominal, logo não perderá tanto tempo tentando alcançar o estímulo exato, assim você conseguirá obter resultados mais eficientes e eficazes. 

·         Qual a importância de séries ou sets, repetições e intervalos?
As séries é uma questão de volume; as repetições são para intensificar o estímulo muscular; os intervalos são para recuperação metabólica do músculo exercitado, principalmente se este foi submetido à grande estresse, aí então há a necessidade de se fazer um intervalo maior. Os itens citados cima é uma questão de sistematização, estes, servem como parâmetro de controle da força abdominal do cliente e/ou paciente. Levando em consideração que, o abdomem é como qualquer outra musculatura gera estímulos, gasta energia e precisa de descanso para se recuperar, dentro desta abordagem podemos conhecer e intensificar o potencial desta musculatura e sua evolução. Esta prescrição poderá variar de método pra método, depende do objetivo do treinamento.

·         Qual o melhor momento para realizar exercícios abdominais?
Depende. Vamos por treino:
A)   Após a parte aeróbica - faça logo em seguida, pois a resposta estímulo metabólica aeróbica já esta ativada, assim a musculatura abdominal responderá mais rápido as contrações.
B)   Entre o treino muscular: assim ganhará tempo de descanso para a musculatura que foi trabalhada e deixará o abdômen em forma.
C)   No final do treino: o cansaço físico pode inerteferir no desempenho e você pode acabar não realizando os exercícios abdominais completamente, preferindo deixar para o dia seguinte ou então não fazer. Faça logo no início.    

·         Como variar os exercícios abdominais?
A variação deve ocorrer de forma gradativa e de acordo com o grau de evolução do cliente. Se você já utilizou todos os recursos, está na hora de mudar um pouco, mas, lembre-se não exagere, procure realizar exercícios abdominais com alguns níveis de variações, mas com o mesmo grau de assimilação, modificando apenas as posições ex: inclinados ou declinados, aproximação de membros, alternando segmentos e outros. À medida que são aumentadas as dificuldades, maior é o estímulo e a intensificação do trabalho abdominal.

·         Existem contra-indicações para fazer abdominais?
Depende. Se você sente dor em alguma região da coluna ao fazer determinado tipo de exercício abdominal relate ao educado físico, ele te orientará o mais indicado para a questão; agora se você não conhece a causa, procure um médico especialista em coluna e faça seus exames para diagnosticar os possíveis problemas, depois de detectado, peça ao seu treinador físico para elaborar e/ou adaptar exercícios abdominais específicos. A musculatura abdominal é responsável pela manutenção da nossa postura, associada à ação dos eretores da coluna e dos membros inferiores. Alterações no padrão de força dessa musculatura podem prejudicar a postura, facilitando o aparecimento de eventuais problemas posturais e dores associadas. Por fim, um abdômen bem fortalecido é sinal de menos impacto na coluna vertebral. 

Cabelo e maquiagem para noivas

Virgínia Toscano

“Na escolha do seu make, leve em consideração sua personalidade. Maquiagem sofisticada não é maquiagem exagerada, lembre-se menos é mais”.



MAKE-UP AND HAIR

De nada adianta caprichar no vestido se a escolha do cabelo e da maquiagem da noiva não for bem feita. Para dar uma mãozinha nessa escolha a técnica de visagísmo te ajuda compor um look perfeito. A técnica consiste na observação do formato de rosto, feições, proporções, tons de pele e linhas de expressão, destacando assim os pontos positivos a serem valorizados.

TENDÊNCIAS 2011

CABELOS:
As tendências estão muito diversificadas. Os clássicos coques continuam sendo os preferidos das noivas mais tradicionais. Entre as mais marcantes estão às tranças. Elas proporcionam um look mais descontraído e atual. Outra característica para os casamentos da temporada é a valorização de cabelos ondulados e cacheados, em alta especialmente para celebrações feitas à luz do dia. Acessórios como flores, tiaras mais trabalhadas e presilhas, podem dar um toque moderno e glamouroso.

MAQUIAGEM:
Os tons nuds são o carro chefe da estação.  Pêssego, apricot e blush nude são tons chave para deixar sua pele com aspecto leve e natural. Para os lábios tons de rosa e coral com um toquezinho de gloss. Na temporada de outono-inverno destacamos para os olhos tons metalizados, chumbo, cobre e tons de azul.

Tudo junto e integrado !!!

Gabriela Massucatti
Tudo junto e integrado !!!

"Não basta fazer um projeto porque está ou não na moda, é necessário analisar o espaço disponível e modo de vida de cada cliente."


Essa é a grande tendência do momento no mundo da arquitetura. 

Essa é a grande tendência do momento no mundo da arquitetura. Seja para ganhar espaço ou simplesmente para imprimir requinte e modernidade ao ambiente.  Inspirados no estilo de morar que nasceu em Nova York na década de 70, conhecidos como Lofts, a principal característica é a ausência de paredes dividindo os ambientes.Foi assim que a Arquiteta Gabriela Massucatti reformou a casa do jovem casal Leonardo e Noelle. Com o serviço de Lourenço Acabamentos e equipe, eliminou as paredes para ganhar mais espaço e unir sala de TV,sala de jantar e cozinha, criando um ambiente único,e assim favorecendo a convivência das pessoas naquele lugar.Assim são os ambientes integrados. Uma adaptação da arquitetura moderna que permite juntar toda família em diferentes espaços e ao mesmo tempo em um mesmo ambiente.


A marcenaria é outro ponto determinante no projeto. Cada ambiente tem sua função demarcada pelos móveis. A cozinha e a sala de jantar são separadas apenas pela bancadaA iluminação foi projetada em cima do novo layout e para cada função. A iluminação indireta ficou na sala de TV. O lustre em cima da mesa de jantar deu um toque de modernidade, e a luz branca e direta para área de trabalho que é a cozinha.O resultado final foi um ambiente integrado, moderno, jovem e confortável. Onde a arquiteta conseguiu atender todas as necessidades dos clientes.Outro recurso foi o uso de espelhos na decoração. Empregado nas portas e também na parede da sala de jantar, além da estética, cria uma sensação de amplitude no espaço.


A arquiteta usou artifícios para deixar o ambiente mais amplo e confortável. Uma delas foi o uso de grandes aberturas, como, por exemplo, a porta pivotante da entrada, com 1,60 de largura, executada pela empresa Móveis Vetoracci, que quando aberta proporciona uma ótima ventilação na casa.O painel de TV em laca fosca preta, também executado pelo Móveis Vetoracci foi estrategicamente elaborado para que todos consigam visualizá-la de qualquer ambiente.


O porcelanato 80 x 80, instalado pela equipe Lourenço Acabamentos, foi empregado na sala de jantar, dando a sensação de continuidade. E a decoração é um fator determinante na finalização do projeto. A qui a arquitetura usou linhas retas, como a mesa de jantar quadrada espelhada e o sofá preto. Para da um toque de modernidade ela usou moveis móveis de laca brilhosa amarelada, como na mesa central e mesa lateral.


DUAS RODAS COM SEGURANÇA

DUAS RODAS COM SEGURANÇA

O uso de equipamentos de proteção aliado a uma postura mais defensiva sobre a moto são fatores fundamentais para um trânsito mais seguro para quem circula sobre duas rodas. Pensando sempre na segurança daqueles que por trabalho ou diversão, não dispensam uma motocicleta, elaboramos dicas para você rodar com segurança.
Confira as dicas deste mini “manual de sobrevivência”:

Capacete

 Use sempre capacete fechado. Assim oferecem mais segurança. Procure capacetes com o selo do Inmetro e com adesivos refletivos.

Jaqueta 

 Escolha modelos confeccionados com tecidos resistentes como, cordura ou até mesmo o couro. Cores como o amarelo, vermelho ou laranja, podem ajudar outros motociclistas e motoristas te melhor nas vias.

 Luvas 
 Além de proteger as mãos. Elas são os membros que mais sofrem ferimentos e escoriações em uma queda de moto. Use modelos de luvas que trazem reforços na palma da mão e nos dedos.

 Calça 
 No mínimo o motociclista deve vestir a boa e velha calça jeans. Mas os modelos mais indicados, no caso de uma viagem, ainda são os feitos em cordura ou em couro.

 Botas 
 A bota pode proteger os dedos, pés e tornozelos. Se você roda na cidade, uma boa pedida são modelos de cano médio. Na estrada, a melhor opção são botas de cano alto.


 Moto em ordem 
 Mantenha sua moto sempre revisada, com os freios em perfeito funcionamento, relação lubrificada e regulada, pneus em ordem e calibrados. Também fique atento a lâmpadas e fuzis queimados.
Álcool x pilotagem 
 Álcool só no tanque de sua moto flex. Esta combinação de álcool e pilotagem pode ser fatal. 65% dos acidentes de trânsito estão relacionados com motoristas que dirigem sob os efeitos do álcool.

Pilotagem defensiva 
 Não abuse da velocidade. Assegure-se que o motorista ao seu lado ou a sua frente tenha visto você.  na disputa com carros e caminhões a moto sempre sai perdendo. 

Pilotagem na chuva 
 Na chuva é essencial redobrar os cuidados. Evite se colocar em situações extremas, muito próximo do veículo a sua frente ou em velocidade muito superior aos outros carros e motos.
Garupa e bagagem 
A primeira dica para levar garupa e bagagem é calibrar os pneus, afinal o peso será maior. O peso extra também vai influenciar no seu modo de pilotagem. Se você não se sente seguro, então não arrisque sua vida, muito menos a do passageiro.

SAÚDE ORAL DOS BEBÊS

Dra. Renata Pesente

SAÚDE ORAL DOS BEBÊS


O objetivo do odontopediatra é fazer um atendimento apropriado para bebês, crianças e adolescentes de forma que cheguem à fase adulta livres de cáries. Cabe a nós, odontopediatras, orientar os pais sobre todos os aspectos relacionados à parte odontológica do bebê. Nossas orientações já começam com a mãe gestante, conscientizando-as acerca da importância da sua saúde durante a gravidez, visto que os dentinhos de leite se formam durante a vida intra-uterina.
Muitas mães não sabem a importância de se fazer a higienização da boca do bebê. Antes dos primeiros dentes aparecerem, deve-se limpar a gengiva. Para isso, pode ser utilizada gaze embebida em água filtrada ou soro fisiológico e esfregar levemente na gengiva do bebê. Este ritual deve ser feito depois de cada mamada, ou pelo menos 3 vezes ao dia.
É importante salientarmos que é de total responsabilidade dos pais a higienização dos bebês e crianças até que tenham coordenação motora para que a façam sozinhos. Isso não quer dizer que não devemos estimulá-los.


VOCÊ SABIA QUE ...
Deve-se limpar a boca do bebê mesmo antes da erupção dos primeiros dentinhos?
O creme dental se for engolido, pode causar manchas nos dentes que estão em formação?
A cárie é uma doença transmissível e, portanto, deve-se evitar beijar a boca do bebê, assoprar sua comida ou compartilhar copos e talheres?
Mamar à noite é uma das principais causa de cárie em bebês?


Quando não é feita uma higienização adequada, pode surgir a cárie de mamadeira, que é uma cárie de evolução rápida, que provoca dor e destruição dos dentes num pequeno intervalo de tempo em crianças já partir do primeiro ano de vida. Normalmente são provocadas por mamadas noturnas, porque os pais relatam dificuldade de higienizar os dentes, já que os bebês adormecem durante a mamada. No entanto, a higienização antes de dormir é a mais necessária. Geralmente a cárie de mamadeira aparece com manchas esbranquiçadas e rapidamente se transforma em cavidades. O odontopediatra deve ser procurado o mais rápido possível para que possa fazer o tratamento adequado evitando assim consequências mais graves.


“O odontopediatra visa preparar a criança para receber uma educação de saúde bucal, incluindo higiene, aplicação tópica de flúor e uma orientação para uma dieta com menos índices de cárie”.

ENXAQUECA E MENSTRUAÇÃO

Dr. Floriano Schwanz
ENXAQUECA E MENSTRUAÇÃO
A menstruação é um evento que pode trazer dor de cabeça para muitas mulheres. Em todo mundo, um grande número de mulheres em idade reprodutiva, são acometidas mensalmente por um grupo de manifestações que se iniciam na fase final de cada ciclo menstrual, e se prolongam até os primeiros dias da menstruação. Na falta de melhor denominação, tais sintomas são até hoje, por muitos, referidos como "síndrome pré-menstrual".
A dor de cabeça, enquanto manifestação pré menstrual, pode ocorrer em até 20% de todas as mulheres, enquanto para aquelas que já sofrem de enxaqueca, até 60% relatam desencadeamento ou piora das crises durante esse período. Portanto, existe forte ligação entre crises de enxaqueca e menstruação em boa parte das mulheres.
Muitas começam a ter suas primeiras crises na adolescência, ao redor da primeira menstruação. Assim, a primeira menstruação também marca, para muitas, o inicio de período mensal de desconforto - e para algumas, de verdadeiro suplício - devido a problemas que podem acompanhá-la, entre os quais, a dor de cabeça.
As vezes, essa aparece já na primeira menstruação. Outras vezes, ela vem um pouco mais tarde. Quando surge, pode vir acompanhada de outros sintomas, por exemplo, dor nas mamas, irritabilidade e nervosismo, sensação de inchaço, cólicas abdominais. Outras apresentam quadro alternante, isto é: num mês apresentam cólicas e no outro, dor de cabeça.
Mulheres em que a dor de cabeça vem fraca, de modo que elas acabam se conformando com este pequeno mal. Porém, outras apresentam dores muito fortes nesse período, que chegam a impedi-las de realizar qualquer atividade, obrigando-as a permanecer de cama, imóveis. A dor de cabeça pode ameaçar exatamente no primeiro dia da menstruação e durar só esse dia, ou persistir por mais tempo, até o final da menstruação ou um pouco depois.
E vocês não precisam conviver com elas, uma vez que para isso há tratamento. Aliás, as dores de cabeça, se não tratadas, possuem a desagradável tendência de evoluir para pior, em boa porcentagem dos casos.


TRATAMENTO
Enxaqueca menstrual ocorre, provavelmente, pela queda dos níveis de estrógeno. O tratamento medicamentoso da enxaqueca menstrual engloba medicações preventivas, abortivas da crise e terapias hormonais. Anti-inflamatórios, ergotaminas e triptanos podem ser usados para o tratamento da crise de enxaqueca, e estas mesmas medicações podem ser usadas numa estratégia chamada de prevenção de curto prazo, utilizando-as durante o período previsto de ocorrência das crises durante o período menstrual, geralmente de 5 a 7 dias. Medicações profiláticas normalmente utilizadas no tratamento preventivo da enxaqueca (antidepressivos, beta-bloqueadores, anticonvulsivantes) podem ser utilizadas durante todo o ciclo menstrual caso a paciente não responda a estratégia de prevenção de curto prazo.

MEDIDAS DE PREVENÇÃO
Tenha uma boa noite de sono.
A falta de sono pode favorecer o aparecimento da dor de cabeça.
Alimente-se bem.
A má alimentação é, muitas vezes, uma das grandes vilãs quando o assunto é dor de cabeça.
Evite a ressaca.
Um dos piores desconfortos causados pelo excesso de bebida é a dor de cabeça.
Dê uma paradinha de vez em quando.
Relaxar no meio do expediente é uma dica infalível para evitar a cefaléia.
Fique atento aos seus dentes.
Problemas dentários geralmente podem estimular as dores de cabeça.
Dê folga aos seus ouvidos
A conhecida poluição sonora pode influenciar a dor de cabeça. Quando há barulho excessivo.
Vá ao médico regularmente.
É muito importante estar com os exames de rotina sempre em dia.
Faça exercícios físicos.
Estudos provam que sedentários têm 43% mais enxaqueca.
Beba bastante água.
Se o volume sanguíneo cai demais, o sistema cardiovascular não consegue garantir.

VOCE É BOA DE CAMA?

VOCE É BOA DE CAMA?
Quando o assunto é sexo, é preciso ter - além de paixão e excitação - potência. Qual é a sua? Faça o teste e descubra se você é capaz de deixar os homens loucos na hora do vamos ver!



1-Com que freqüência você está disposta a tentar novas posições?
A-(   ) Ah, sei lá. Prefiro papai mamãe mesmo.
B-(   ) Toda noite! O kama Sutra é pouco para mim
C-(   ) Às vezes, mas gostaria de tentar mais
2-Qual seu foco de atenção quando você faz sexo?
A-(   ) Ter e dar prazer
B-(   ) Ter a certeza de que ele está gostando
C-(   ) Aí, meu Deus! Será que ele está me achando gorda?
3-Em uma escala de 1 a 10, que nota você da para o seu corpo
A-(   ) Quatro no máximo. Louvado seja quem inventou as cortinas, as vendas e o cobertor
B-(   ) Nota dez
C-(   ) Entre seis e oito, depende de quantos chocolates comi.
4-Na hora H o seu bonitão não está acertando na pegada.
A-(   ) Guia a mão do rapaz até os pontos estratégicos do seu corpo
B-(   ) Deixa tudo como está para continuar no clima, ele parece estar bem empolgado
C-(   ) Move seu corpo para lá e para cá até o bonitão tocar seu corpo exatamente onde você quer.
5-Sua mente costuma vagar por ai enquanto faz sexo?
A-(   ) Bom, às vezes eu acabo lembrando que estou com fome, ou com vontade de ir ao banheiro, ou que tenho ioga no dia seguinte
B-(   ) Não, sempre estou entretida com o sexo para lembrar de outra coisa
C-(   ) Na verdade acho que é o momento que meu cérebro mais funciona. Passa cada coisa pela minha cabeça.

6-Durante o sexo você percebe que ele está um pouco fora do clima. O que você faz?
A-(   ) Liga seu modo selvagem, muda de posição e analisa o resultado
B-(   ) Prefere parar, se ele não está afim melhor deixar para depois.
C-(   ) Fica imaginando o que fez de errado e espera que ele fique mais animadinho
7-Seu parceiro vai fazer aniversário e você quer fazer uma surpresa. Qual seria?
A-(   ) Um jantar preparado por você seguido de uma sessão de DVD
B-(   ) Uma massagem sensual seguida de um banho a dois
C-(   ) Você em uma bela lingerie em um quanto todo decorado com pétalas de rosa e brinquedinhos eróticos
8-Você toma a iniciativa na hora do sexo?
A-(   ) Muitas vezes
B-(   ) Às vezes... Mas é ele quem mais costuma atacar primeiro
C-(   ) Não. Sempre espero ele fazer a primeira jogada

RESULTADO:
Deusa do sexo! Maioria B
Uau haja fôlego! Você é praticamente uma máquina e não tem medo de experimentar, ousar e inovar. Parabéns! Seu parceiro tem muita sorte... E você também!
Arroz com feijão! Maioria A
Você não é nenhuma maníaca por sexo, mas gosta da coisa. Na hora H, você até se solta, porém ainda precisa adquirir um pouco de autoconfiança. Se concentre um pouco menos nele e mais em você. Vai com tudo, garota!
Tímida! Maioria C
Para você, ainda existe uma certa barreira quanto ao sexo! Você precisa se soltar e ter mais confiança em si mesma. O segredo é relaxar e curtir o momento! Leve o seu tempo e, quando a sintonia com o parceiro já estiver perfeita, não tenha medo de inovar! Se permita ter prazer e sucesso! 

Sobre este blog

Revista Vitrine

Revista Vitrine

Ultima Edição

Ultima Edição
Edição 61

Edição Atual

Edição Atual
Edição 62

Contatos

(27) 3264-4384 Email: vitrinerevista @hotmail.com editoracaovitrine@gmail.com falevitrine@gmail.com

Parceiros

Tecnologia do Blogger.