Jani Rufino - personal trainers
Para você que gosta de malhar, manter o corpo em boa forma e buscar melhor condicionamento físico, preparamos algumas dicas para seu abdome.
· Realizar somente exercícios abdominais emagrece?
Quando trabalhado isoladamente não, a demanda energética desta musculatura é de baixo consumo calórico, e depender desta para a perda de peso pode não trazer o resultado esperado. Associe os exercícios abdominais à programas de emagrecimento que requerem atividades de maior demanda energética para estimular o metabolismo aeróbico como: circuitos fechados ou abertos, treino intervalado, esteira, bike, ginástica e outros. Assim, você poderá atingir o seu peso ideal e ter um abdomem definido.
· Quanto mais repetições melhor?
Depende. Se você consegue realizar inúmeras vezes, parabéns, isto quer dizer que está com o abdômen bem forte e resistente, mas, se precisarem fazer muitas repetições para sentir aquela dorsinha chamada de ‘fadiga’ é porque o estímulo do recrutamento das fibras está muito baixo. Então passe a utilizar cargas para intensificar a musculatura abdominal, logo não perderá tanto tempo tentando alcançar o estímulo exato, assim você conseguirá obter resultados mais eficientes e eficazes.
· Qual a importância de séries ou sets, repetições e intervalos?
As séries é uma questão de volume; as repetições são para intensificar o estímulo muscular; os intervalos são para recuperação metabólica do músculo exercitado, principalmente se este foi submetido à grande estresse, aí então há a necessidade de se fazer um intervalo maior. Os itens citados cima é uma questão de sistematização, estes, servem como parâmetro de controle da força abdominal do cliente e/ou paciente. Levando em consideração que, o abdomem é como qualquer outra musculatura gera estímulos, gasta energia e precisa de descanso para se recuperar, dentro desta abordagem podemos conhecer e intensificar o potencial desta musculatura e sua evolução. Esta prescrição poderá variar de método pra método, depende do objetivo do treinamento.
· Qual o melhor momento para realizar exercícios abdominais?
Depende. Vamos por treino:
A) Após a parte aeróbica - faça logo em seguida, pois a resposta estímulo metabólica aeróbica já esta ativada, assim a musculatura abdominal responderá mais rápido as contrações.
B) Entre o treino muscular: assim ganhará tempo de descanso para a musculatura que foi trabalhada e deixará o abdômen em forma.
C) No final do treino: o cansaço físico pode inerteferir no desempenho e você pode acabar não realizando os exercícios abdominais completamente, preferindo deixar para o dia seguinte ou então não fazer. Faça logo no início.
· Como variar os exercícios abdominais?
A variação deve ocorrer de forma gradativa e de acordo com o grau de evolução do cliente. Se você já utilizou todos os recursos, está na hora de mudar um pouco, mas, lembre-se não exagere, procure realizar exercícios abdominais com alguns níveis de variações, mas com o mesmo grau de assimilação, modificando apenas as posições ex: inclinados ou declinados, aproximação de membros, alternando segmentos e outros. À medida que são aumentadas as dificuldades, maior é o estímulo e a intensificação do trabalho abdominal.
· Existem contra-indicações para fazer abdominais?
Depende. Se você sente dor em alguma região da coluna ao fazer determinado tipo de exercício abdominal relate ao educado físico, ele te orientará o mais indicado para a questão; agora se você não conhece a causa, procure um médico especialista em coluna e faça seus exames para diagnosticar os possíveis problemas, depois de detectado, peça ao seu treinador físico para elaborar e/ou adaptar exercícios abdominais específicos. A musculatura abdominal é responsável pela manutenção da nossa postura, associada à ação dos eretores da coluna e dos membros inferiores. Alterações no padrão de força dessa musculatura podem prejudicar a postura, facilitando o aparecimento de eventuais problemas posturais e dores associadas. Por fim, um abdômen bem fortalecido é sinal de menos impacto na coluna vertebral.
0 comentários:
Postar um comentário