Dr. Honório Neves Ramalho
O QUE HÁ DE NOVO NO TRATAMENTO DAS DOENÇAS DO JOELHO?
“As cirurgias feitas com o auxílio de micro câmeras introduzidas no joelho dos pacientes talvez seja a maior evolução tecnológica da cirurgia do joelho de todos os tempos”.
A medicina, nos últimos 30 anos, teve uma evolução tecnológica impressionante e sem precedentes. Na área da ortopedia não foi diferente. As doenças do joelho são muito comuns e representam uma das áreas mais importantes e estudadas da ortopedia atual.
O avanço no tratamento das doenças do joelho tem ocorrido tanto com a descoberta de novos medicamentos, como também no tratamento cirúrgico.
Os medicamentos analgésicos e anti-inflamatórios mais novos tem se mostrado mais potentes e eficazes com menos efeitos colaterais, que são muito incômodos para os pacientes, como por exemplo: gastrites, úlceras, edemas, aumento da pressão arterial, problemas renais e hepáticos, etc.
Em doenças como a artrose (doença crônica e degenerativa onde ocorre a destruição progressiva da cartilagem articular), principalmente para a artrose nos joelhos, tem surgido medicamentos promissores que além de melhorar a dor articular retardam a progressão da doença, são os chamados medicamentos condroprotetores (“ protetores da cartilagem”). Em um futuro próximo, com certeza virão ainda grandes novidades nesta área, com os estudos com as células troncos e cultura de células da cartilagem (condrócitos).
Houve também grande evolução no tratamento fisioterápico e de reabilitação para as doenças do joelho, com técnicas e métodos inovadores que vem surgindo a partir do maior conhecimento e entendimento das patologias do joelho.
Os educadores físicos (professores de educação física) e fisioterapeutas, hoje têm papel fundamental no tratamento de diversas doenças do joelho como, por exemplo: dor patelofemoral, artrose, reabilitação de cirurgias ligamentares, meniscais, osteotomias e próteses.
As cirurgias feitas com o auxílio de micro câmeras introduzidas no joelho dos pacientes (artroscopias ou cirurgias vídeoartroscópicas) talvez seja a maior evolução tecnológica da cirurgia do joelho de todos os tempos. Essas cirurgias permitiram o acesso e a visualização de estruturas dentro da articulação que não eram conhecidas ou bem definidas anteriormente. Permitiu também maior agilidade e precisão nas técnicas cirúrgicas, com cirurgias mais rápidas, com incisões menores e mais estéticas, cirurgias menos invasivas com menos sangramento e menos dor pós operatória.
Além das modernas cirurgias por vídeoartroscopia, novos implantes, orteses e próteses têm surgido com a descoberta de novos materiais de melhor qualidade e maior resistência, métodos de fixação mais modernos e implantes (placas, próteses e parafusos) com maior eficiência e estabilidade biomecânica.
Enfim, é evidente que o profissional ortopedista que se especializa em cirurgia do joelho, necessita estar constantemente se atualizando através de revistas especializadas, cursos, congressos, pois as mudanças ocorrem rapidamente visando sempre o melhor para o paciente.
0 comentários:
Postar um comentário