ENXAQUECA E MENSTRUAÇÃO

Dr. Floriano Schwanz
ENXAQUECA E MENSTRUAÇÃO
A menstruação é um evento que pode trazer dor de cabeça para muitas mulheres. Em todo mundo, um grande número de mulheres em idade reprodutiva, são acometidas mensalmente por um grupo de manifestações que se iniciam na fase final de cada ciclo menstrual, e se prolongam até os primeiros dias da menstruação. Na falta de melhor denominação, tais sintomas são até hoje, por muitos, referidos como "síndrome pré-menstrual".
A dor de cabeça, enquanto manifestação pré menstrual, pode ocorrer em até 20% de todas as mulheres, enquanto para aquelas que já sofrem de enxaqueca, até 60% relatam desencadeamento ou piora das crises durante esse período. Portanto, existe forte ligação entre crises de enxaqueca e menstruação em boa parte das mulheres.
Muitas começam a ter suas primeiras crises na adolescência, ao redor da primeira menstruação. Assim, a primeira menstruação também marca, para muitas, o inicio de período mensal de desconforto - e para algumas, de verdadeiro suplício - devido a problemas que podem acompanhá-la, entre os quais, a dor de cabeça.
As vezes, essa aparece já na primeira menstruação. Outras vezes, ela vem um pouco mais tarde. Quando surge, pode vir acompanhada de outros sintomas, por exemplo, dor nas mamas, irritabilidade e nervosismo, sensação de inchaço, cólicas abdominais. Outras apresentam quadro alternante, isto é: num mês apresentam cólicas e no outro, dor de cabeça.
Mulheres em que a dor de cabeça vem fraca, de modo que elas acabam se conformando com este pequeno mal. Porém, outras apresentam dores muito fortes nesse período, que chegam a impedi-las de realizar qualquer atividade, obrigando-as a permanecer de cama, imóveis. A dor de cabeça pode ameaçar exatamente no primeiro dia da menstruação e durar só esse dia, ou persistir por mais tempo, até o final da menstruação ou um pouco depois.
E vocês não precisam conviver com elas, uma vez que para isso há tratamento. Aliás, as dores de cabeça, se não tratadas, possuem a desagradável tendência de evoluir para pior, em boa porcentagem dos casos.


TRATAMENTO
Enxaqueca menstrual ocorre, provavelmente, pela queda dos níveis de estrógeno. O tratamento medicamentoso da enxaqueca menstrual engloba medicações preventivas, abortivas da crise e terapias hormonais. Anti-inflamatórios, ergotaminas e triptanos podem ser usados para o tratamento da crise de enxaqueca, e estas mesmas medicações podem ser usadas numa estratégia chamada de prevenção de curto prazo, utilizando-as durante o período previsto de ocorrência das crises durante o período menstrual, geralmente de 5 a 7 dias. Medicações profiláticas normalmente utilizadas no tratamento preventivo da enxaqueca (antidepressivos, beta-bloqueadores, anticonvulsivantes) podem ser utilizadas durante todo o ciclo menstrual caso a paciente não responda a estratégia de prevenção de curto prazo.

MEDIDAS DE PREVENÇÃO
Tenha uma boa noite de sono.
A falta de sono pode favorecer o aparecimento da dor de cabeça.
Alimente-se bem.
A má alimentação é, muitas vezes, uma das grandes vilãs quando o assunto é dor de cabeça.
Evite a ressaca.
Um dos piores desconfortos causados pelo excesso de bebida é a dor de cabeça.
Dê uma paradinha de vez em quando.
Relaxar no meio do expediente é uma dica infalível para evitar a cefaléia.
Fique atento aos seus dentes.
Problemas dentários geralmente podem estimular as dores de cabeça.
Dê folga aos seus ouvidos
A conhecida poluição sonora pode influenciar a dor de cabeça. Quando há barulho excessivo.
Vá ao médico regularmente.
É muito importante estar com os exames de rotina sempre em dia.
Faça exercícios físicos.
Estudos provam que sedentários têm 43% mais enxaqueca.
Beba bastante água.
Se o volume sanguíneo cai demais, o sistema cardiovascular não consegue garantir.

0 comentários:

Postar um comentário

Sobre este blog

Revista Vitrine

Revista Vitrine

Ultima Edição

Ultima Edição
Edição 61

Edição Atual

Edição Atual
Edição 62

Contatos

(27) 3264-4384 Email: vitrinerevista @hotmail.com editoracaovitrine@gmail.com falevitrine@gmail.com

Parceiros

Tecnologia do Blogger.