Dr. Floriano Schwanz
ENXAQUECA E MENSTRUAÇÃO
A menstruação é um evento que pode trazer dor de cabeça para muitas mulheres. Em todo mundo, um grande número de mulheres em idade reprodutiva, são acometidas mensalmente por um grupo de manifestações que se iniciam na fase final de cada ciclo menstrual, e se prolongam até os primeiros dias da menstruação. Na falta de melhor denominação, tais sintomas são até hoje, por muitos, referidos como "síndrome pré-menstrual".
A dor de cabeça, enquanto manifestação pré menstrual, pode ocorrer em até 20% de todas as mulheres, enquanto para aquelas que já sofrem de enxaqueca, até 60% relatam desencadeamento ou piora das crises durante esse período. Portanto, existe forte ligação entre crises de enxaqueca e menstruação em boa parte das mulheres.
Muitas começam a ter suas primeiras crises na adolescência, ao redor da primeira menstruação. Assim, a primeira menstruação também marca, para muitas, o inicio de período mensal de desconforto - e para algumas, de verdadeiro suplício - devido a problemas que podem acompanhá-la, entre os quais, a dor de cabeça.
As vezes, essa aparece já na primeira menstruação. Outras vezes, ela vem um pouco mais tarde. Quando surge, pode vir acompanhada de outros sintomas, por exemplo, dor nas mamas, irritabilidade e nervosismo, sensação de inchaço, cólicas abdominais. Outras apresentam quadro alternante, isto é: num mês apresentam cólicas e no outro, dor de cabeça.
Mulheres em que a dor de cabeça vem fraca, de modo que elas acabam se conformando com este pequeno mal. Porém, outras apresentam dores muito fortes nesse período, que chegam a impedi-las de realizar qualquer atividade, obrigando-as a permanecer de cama, imóveis. A dor de cabeça pode ameaçar exatamente no primeiro dia da menstruação e durar só esse dia, ou persistir por mais tempo, até o final da menstruação ou um pouco depois.
E vocês não precisam conviver com elas, uma vez que para isso há tratamento. Aliás, as dores de cabeça, se não tratadas, possuem a desagradável tendência de evoluir para pior, em boa porcentagem dos casos.
Se o volume sanguíneo cai demais, o sistema cardiovascular não consegue garantir. |
0 comentários:
Postar um comentário