Dores no quadril

Dr. Sérgio Sales
Jovens com dores no quadril?

“A faixa etária mais afetada é de 25 a 55 anos, em pacientes com perfil bem ativo fisicamente. São pacientes muito jovens que irão desenvolver artrose precoce se não tratados”.

Em muitas ocasiões nos deparamos com um quadril doloroso e um exame radiográfico aparentemente normal. O reconhecimento desta patologia e sua difusão entre os ortopedistas demorou por diversas razões, incluindo a localização da deformidade, sua difícil detecção em apenas 2 planos de imagem e, também, pela difícil estratégia de tratamento. Com isso iniciou-se a procura desta deformidade rotineiramente em quadris dolorosos. Com o surgimento de novas técnicas cirúrgicas tem sido possível tratar tais deformidades mudando o seu curso natural.
 O impacto femuro acetabular é causado basicamente por 2 razões: A primeira é a perda da esfericidade da cabeça do fêmur causando uma inconsistência com a cavidade acetabular, a parte interna do quadril (chamado efeito cam), ou seja, a porção não esférica entra na parte interna do quadril, mas de forma inconsistente causando danos a cartilagem. A segunda é causada por um acetábulo, mais profundo (ex: Otto-pelvis ou artrocatadisis) que causa o impacto de sua borda contra o colo femoral.
O impacto é, comprovadamente, uma causa muito comum de artrose do quadril adulto e o seu tratamento pode curar a doença e talvez eliminar a necessidade de prótese de quadril futura.

Sintomas
Os sintomas de dor ocorrem principalmente durante as atividades que causam o impacto. Após correr, jogar futebol, alongar-se por exemplo.Os pacientes também tem desconforto ao ficar sentados por muito tempo, cruzar as pernas, dirigir ou sentar em bancos muitos baixos. Em geral as queixas são leves e aliviam temporariamente com repouso ou evitando essas atividades.

Tratamento
O Tratamento depende do tamanho e da localização da alteração
O tratamento, quando cirúrgico, pode ser feito através de videoartroscopia ou luxação cirúrgica do quadril removendo a “corcova” da cabeça femoral e tornando-a esférica novamente. Nesse momento as lesões labrais são avaliadas e o labrum e suturado ou re-inserido. Em alguns casos a redução das paredes do interior do quadril é necessária.
Os tratamentos minimamente invasivos vieram pra ficar. Não existe nenhuma prótese de quadril menos invasiva que a preservação da articulação do quadril.








0 comentários:

Postar um comentário

Sobre este blog

Revista Vitrine

Revista Vitrine

Ultima Edição

Ultima Edição
Edição 61

Edição Atual

Edição Atual
Edição 62

Contatos

(27) 3264-4384 Email: vitrinerevista @hotmail.com editoracaovitrine@gmail.com falevitrine@gmail.com

Parceiros

Tecnologia do Blogger.