Higiene Bucal Infantil

Dr. Renata Pesente
Higiene Bucal Infantil

Além do selante, o flúor também auxilia na prevenção, aumentando a resistência dos dentes e diminuindo o risco de cárie. É um grande aliado do odontopediatra, desde que aplicado correta e regularmente.

A higiene bucal infantil é fundamental para saúde oral. A criança até pelo menos 8 anos não tem coordenação motora necessária para escovar corretamente os dentes sem auxílio de um adulto. Por isso, cabe aos pais ajudar e incentivar as crianças nesse hábito.
Se o seu filho tem menos de 3 anos, talvez não funcione muito somente conversar, explicando por que ele precisa escovar os dentes. Assim, como os filhos adoram imitar os pais, é importante que você, pai ou mãe, dedique tempo e paciência, escovando sempre os seus dentes na frente deles. Não adianta pedir para a criança escovar os dentes e passar o fio dental se ela não vê os pais fazendo o mesmo. Você é o exemplo!
Compre escovas coloridas; faça desse momento algo divertido. Conte uma história que fale do tema. Cante alguma música engraçada inventada na hora mesmo. Explique a importância dessa higiene, e de como ela deve ser caprichada, como o banho.
As escovas devem ser de cabeça pequena, e com cerdas macias e arredondadas. O creme dental com flúor não deve ser utilizado em crianças que ainda não saibam cuspir, a ingestão do flúor poderá manchar os dentes permanentes, que estão em formação. Em crianças maiores, use apenas uma porção mais ou menos do tamanho de um grão de ervilha.
Quanto ao selante, sua indicação não é somente a de facilitar a higiene correta e impedir o acúmulo de restos alimentares nos dentes, mas também para finalidade terapêutica; não apenas preventiva de lesões de cárie ainda no seu início de formação ou de pequena extensão e profundidade.
É preciso que o odontopediatra faça uma avaliação cuidadosa para que o uso do selante seja bem indicado. Ele poderá ser aplicado em dentes de leite e também em dentes permanentes, principalmente durante a sua erupção, quando o risco de cárie é maior. O selante, como método preventivo, é usado também em casos em que a qualidade da higiene bucal da criança é deficiente e a ingestão de alimentos com poder cariogênico não é muito controlado. Mas, neste caso, a aplicação dos selantes não é a única solução. É preciso mudar os hábitos, porque o selante não será capaz de prevenir a doença sozinho.
Quanto à mudança de hábitos, é importante saber:
A cárie adora o açúcar refinado presente em alguns alimentos, como sucos prontos e biscoitos. Doces pegajosos, como brigadeiro e balas, são mais perigosos porque grudam no dente e deixam restos difíceis de serem retirados. Tente equilibrar o consumo dessas guloseimas.
Beliscar o dia todo é tão ruim quanto o consumo de açúcar, porque a saliva, que faz aquela autolimpeza, não dá conta de manter tudo limpo, criando um ambiente propício para a placa bacteriana.

0 comentários:

Postar um comentário

Sobre este blog

Revista Vitrine

Revista Vitrine

Ultima Edição

Ultima Edição
Edição 61

Edição Atual

Edição Atual
Edição 62

Contatos

(27) 3264-4384 Email: vitrinerevista @hotmail.com editoracaovitrine@gmail.com falevitrine@gmail.com

Parceiros

Tecnologia do Blogger.